Detalhes da nova ponte são divulgados

Projeto atual (Novaponte)
Projeto atual (Novaponte)

A nova ponte que vai ligar as ruas Alwim Schrader e Paraguai é um dos trunfos do governo tucano. O principal argumento é que o município economizará aproximadamente R$ 18 milhões com o novo projeto. O Estudo de Impacto de Vizinhança ressalta que o prejuízo para a população é limitado devido a maior parte das áreas atingidas serem públicas.

Como vai ser a nova ponte?

A largura da ponte é de 13,80 metros e o cumprimento é de 180 metros. As duas pistas de rolamento terão 4 metros cada. O projeto terá uma ciclofaixa com calçada de 2,5 metros em cada lado. A 30 metros do centro histórico, a ciclofaixa vai se separar da ponte e seguirá em direção do Biergarten. Os pilares únicos terão forma de taça.

Outras obras estão previstas no orçamento, entre elas viadutos, reordenamento e instalação de semáforos nas ruas que vão receber o novo tráfego. Para não interromper o tráfego na rua Itajaí, será feito o rebaixamento da pista que segue para o centro de forma que o tráfego passe a baixo da ponte, como pode ser visto nesta imagem:

Rebaixamento da rua Itajaí sentido centro (Novaponte)
Rebaixamento da rua Itajaí sentido centro (Novaponte)

Liminar ameaçava a nova ponte

Em novembro de 2013, o juiz Edson Mendonça, da Vara da Fazenda Pública, determinou a suspensão dos trabalhos. O Ministério Público alegou que a população não foi ouvida. Mas em Janeiro o desembargador Rodolfo Tridapalli, do Tribunal de Justiça, derrubou a liminar e possibilitou a retomada dos trabalho.

A ação continua rolando na justiça. Essa liminar só possibilita a retomada do processo.

Confira algumas fotos da nova ponte divulgadas pelo consórcio Novaponte:

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome