quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
27.5 C
Blumenau

Desemprego em Santa Catarina cai para 5,8%, menor percentual do Brasil

O desemprego segue em queda em Santa Catarina. Apesar da pandemia, a taxa de desocupação recuou de 6,2% para 5,8% no segundo trimestre deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é o melhor do país, já que a média nacional de desocupação ficou em 14,1% no período. Desde o começo do ano, Santa Catarina tem se destacado na geração de empregos. Foram quase 140 mil novas vagas entre janeiro e julho, de acordo com o Ministério da Economia.

O governador Carlos Moisés ressalta que o estado está se recuperando do tombo ocasionado pela pandemia no ano passado. Para o chefe do Executivo, a confiança dos empresários no ambiente econômico catarinense tem sido fundamental.

“Nossa taxa de desemprego é menos da metade do resto do Brasil. Isso representa dignidade para o trabalho e desenvolvimento para o estado. Estamos confiantes em números cada vez mais animadores conforme voltarmos à normalidade”, ressaltou Moisés.

Carteira de trabalho - foto da Agência Brasil
Carteira de trabalho – foto da Agência Brasil

Outro ponto que diferencia Santa Catarina é a taxa de formalização do mercado de trabalho. Há anos, o estado mantém o maior percentual de trabalhadores do setor privado com carteira assinada. No segundo semestre, 90% dos trabalhadores estavam registrados, contra uma média nacional de 75%.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas