Defesa Civil registra 55 ocorrências após vento de 75 km/h em Blumenau

Posto de combustíveis teve estrutura destruída no bairro Itoupava Norte - foto de Giovani Silva
Posto de combustíveis teve estrutura destruída no bairro Itoupava Norte – foto de Giovani Silva

A Defesa Civil da Prefeitura de Blumenau atendeu 55 ocorrências relacionadas ao temporal que atingiu o Estado até o final de tarde desta terça-feira (30). A maioria dos casos foi de quedas de árvores em vias públicas e destelhamentos.

Apesar do baixo volume de chuva, as rajadas de vento foram intensas na região de Blumenau. Na estação meteorológica localizada no Parque Ramiro Ruediger, o vento máximo registrado foi de 75Km/h às 16h.

A Defesa Civil ainda contabiliza os estragos e está atuando com a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana na desobstrução das vias públicas para normalizar o trânsito. A equipe também está atendendo a chamados de emergência por meio do telefone 199, que funciona 24h por dia.

Entre as ações, está sendo feita a distribuição de lonas para as residências destelhadas pelo temporal. A tempestade de hoje foi causada por áreas de instabilidade associadas à frente fria.

A aproximação de uma massa de ar seco e frio de origem polar deixa o tempo estável amanhã. O dia será de predomínio de sol e variação de nuvens, sendo que a temperatura mínima ocorre à noite entre 11ºC e 13°C. A máxima oscila entre 18 e 20°C.

Além disso, o ciclone extratropical localizado próximo ao litoral catarinense e a massa de ar frio que avança pelo continente formam uma pista de vento mais intenso sobre território catarinense, favorecendo uma condição de vento persistente ao longo do dia. Em Blumenau, as rajadas de vento podem atingir em torno dos 60-70km/h, sobretudo entre a manhã e inicio da tarde.

Unidades de ensino atingidas

A Secretaria Municipal de Educação registrou 32 ocorrências em unidades de ensino, sendo 18 em escolas e 13 em Centros de Ensino Infantil (CEIs). As principais ocorrências envolvem destelhamento.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome