Defesa Civil reforça alerta para possibilidade de deslizamentos

A Defesa Civil de Blumenau alerta sobre a possibilidade de deslizamentos causados pelo solo saturado. Devido aos temporais dos últimos dias, alguns pontos podem estar muito encharcados e há chances de causar ocorrências do gênero.

De acordo com os dados do AlertaBlu, a previsão para esta quarta-feira (11) ainda é de pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas entre o final da tarde e início da noite. Para os próximos dias é de tempo estável, com chances de chuvisco fraco e isolado até sábado.

Porém, de acordo com o diretor de Defesa Civil, Adriano Cunha, mesmo com chuva fraca, há riscos de deslizamentos em virtude de o solo estar encharcado. Ainda de acordo com o diretor, somente na última semana, a Defesa Civil atendeu mais de 290 ocorrências, entre deslizamentos, alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores.

O prefeito em exercício, Mário Hildebrandt, tem feito um acompanhamento direto das ações da Secretaria de Defesa do Cidadão. “É importante que todos entendam que, embora possa chover em menor intensidade, em função dos acumulados, o risco é bastante intenso”, comentou.

Nestes primeiros dez dias do mês, duas regiões da cidade registraram um volume de chuva maior do que o esperado para o mês todo. As regiões da Glória e da Ruy Barbosa registraram um volume de 182,00mm e 223,6mm de chuva, enquanto a média climatológica para janeiro é de 183mm.

Diorgnes Saldanha Lima

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome