Com previsão de sol para hoje e amanhã (19), os riscos de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra devem diminuir em Santa Catarina. Apesar da previsão, a Defesa Civil continua em alerta para riscos de deslizamentos.
A partir de quarta-feira (21), há previsão de chuva em cidades catarinenses, mas em volume menor do que o ocorrido nas últimas semanas.
Acima da cota de emergência, os rios em Taió, Laurentino e Rio do Sul apresentam lentas baixas em seus níveis durante o fim de semana. Já o Rio Itajaí do Sul, em Ituporanga, mantém estado de atenção por ter passado de 2 metros novamente.
Neste sábado (17) a barragem Taió verteu. Ela marcava o nível de 20,68 metros, ou 89,91% da capacidade, às 18h deste domingo. Já a barragem de Ituporanga registrava o nível de 27,25 metros, ou 87,90% da sua capacidade.
Os dados atualizados apontam que 58 municípios tiveram danos causados pelo mau tempo que castigam o Estado. A Defesa Civil estima que 8.524 pessoas foram afetadas, sendo que 723 foram desalojadas e 665 ficaram desabrigadas. Cerca de 1.698 casas foram atingidas e duas pessoas morreram.