Defesa Civil já atendeu mais de 300 ocorrências pela chuva em Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau registrou até ontem 316 ocorrências devido às chuvas que caem desde a última semana na região. Destas, 192 são deslizamentos de terra, 39 quedas de árvores, 79 análises de risco e seis alagamentos. O acumulado mensal de chuva registrado chegou a 308,9mm em janeiro, o que já supera em 68% a média do mês, que é de 183 mm.

Dois abrigos seguem disponíveis no município, que podem ser ativados caso hajam famílias desabrigadas. Um está localizado na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Cia), no bairro Velha, e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia. Até o momento, nenhum deles recebeu famílias.

A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana permanece atuando na desobstrução de vias, retirada de barreiras e de árvores caídas.

Em uma semana foram mais de ocorreram cerca de 200 deslizamentos em Blumenau - foto da Defesa Civil
Em uma semana foram mais de ocorreram cerca de 200 deslizamentos em Blumenau – foto da Defesa Civil

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo telefone 199. Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Veja os sinais que indicam perigo de deslizamento e como proceder:

– Aparecimento de rachaduras ou trincas na casa ou terreno;
– Muros e paredes estufados;
– Estalos;
– Árvore, muro e poste inclinado;
– Águas mais barrentas que o normal.

Caso perceba um desses sinais, saia imediatamente da sua moradia, comunique a Defesa Civil pelo telefone 199 e siga rigorosamente as orientações que forem passadas.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome