Defesa Civil inicia preparativos para o simulado em Blumenau

Na manhã desta segunda-feira (14) a Defesa Civil fez uma reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) para iniciar os preparativos do Simulado de Reação a Desastres em Blumenau, que será promovido pelo governo federal até sexta-feira (18). Participaram do encontro representantes das secretarias municipais, Seterb, Corpo de Bombeiros, 23º Batalhão de Infantaria e Guarda Municipal de Trânsito.

O treinamento, que também será realizado nos municípios de Pomerode, Gaspar e Itajaí, vai contar com o atendimento de diversas ocorrências, incluindo o salvamento de pessoas com bote e uso de helicóptero. De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão (Sedeci), Rodrigo Quadros, a proposta é recriar as mesmas condições encontradas no desastre de 2008. “Dentre os municípios, as atividades mais intensas estão previstas para Blumenau”, diz.

Na terça-feira (15) estão previstas duas ocorrências no período das 15h às 20h, com a presença de helicópteros, incluindo vistorias em pontos estratégicos da cidade. Na quarta-feira, dia 16, está programada a montagem de uma ponte móvel no rio Itajaí-Açu para a simulação de passagens de pessoas de uma comunidade ilhada. Às 14h, haverá um treinamento de evacuação de pessoas, com o resgate de comunidades isoladas ocorrendo às 20h.

Durante o simulado, a Defesa Civil vai ativar alguns abrigos da cidade, além de atender a população de forma integrada. “A previsão é que o Exército inicie o deslocamento de soldados pela cidade nesta terça-feira, dia 15” avisa Rodrigo. “A Defesa Civil ficará de plantão durante todas as atividades do simulado, registrando as ocorrências pelo número 199”, reforça.

De acordo com determinação federal, o simulado encerra as atividades no dia 18 com uma reunião de avaliação entre todos os participantes, sendo que as atividades do treinamento terminam no dia 17, às 12h.

Simulação de alertas

Para o início das atividades do simulado nos municípios, a Defesa Civil do Estado emitiu diversos alertas fictícios. Em Blumenau, segundo boletim de domingo (13) a cota do Rio Itajaí-Açu atingiu a marca dos 15,85 metros às 17h, mas começou a estabilizar gradualmente, com o registro da cota em 15,50 metros às 19h. O boletim também previu tempo estável até quarta-feira (16) quando a previsão aponta para chuvas intensas e volumosas novamente.

Com informações da PMB

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome