quarta-feira, 29 de junho de 2022
14.4 C
Blumenau

Defesa Civil estima ventos acima de 100 km/h em Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina estima que ventos intensos devem ganhar força na noite desta terça-feira (17) até amanhã para superar 100 km/h nos pontos mais altos. Essa condição é formada pela tempestade subtropical Yakecan.

O deslocamento entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina já fez ventos atingirem velocidade superior a 75 km/h em Urupema, na Serra Catarinense. Já nesta noite as partes mais afetadas devem ser o Meio-Oeste e o Litoral.

Entre a noite de terça e a manhã de quarta as rajadas podem superar 100 km/h nos pontos mais altos e ficar entre 60 e 90 km/h nos planaltos e no Litoral. A tempestade também provocou queda de temperatura e neve.

Governador Carlos Moisés na sala de situação da Defesa Civil - foto de Mauricio Vieira
Governador Carlos Moisés na sala de situação da Defesa Civil – foto de Mauricio Vieira

Mar agitado

Além disso, o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, da lua cheia.

“Seguimos acompanhando, por meio de nossa equipe, a evolução do sistema e solicitamos que a comunidade acompanhe os nossos avisos meteorológicos emitidos pelo SMS e redes sociais”, disse o secretário da Defesa Civil, David Busarello.

Avisos meteorológicos apontam as condições marítimas, incluindo ressaca e alagamentos costeiros, também foram disparados pela Defesa Civil. Os informes podem ser acessados no site do órgão.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.