Defesa Civil confirma tornados no Oeste de Santa Catarina

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis, sendo que as cidades estão 100 km distantes. O deslocamento da supercélula, com características tornádicas, foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30min e 15h35min sobre o município de Água Doce.

Tempestades severas com granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento, atingiram principalmente as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, onde rajadas de vento provocaram destelhamento e destruição.

Em Água Doce 700 casas foram destelhadas e 25 totalmente destruídas, ferindo 11 pessoas, sendo duas de forma mais grave. Em Catanduvas, 235 residências tiveram os telhados danificados e duas foram destruídas. No município de Ibicaré foram registrados danos em comunidades de interior, duas igrejas e dois pavilhões.

Caminhão parcialmente tombado em Tangará - foto das redes sociais
Caminhão parcialmente tombado em Tangará – foto das redes sociais

Em Tangará ocorreram destelhamentos em todos os bairros, estima-se que 90% das casas e empresas foram atingidas e cinco pessoas ficaram feridas. A Defesa Civil municipal informou que 100 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas. Já em Vargem Bonita os primeiros números apontam 1300 casas com os telhados danificados, 30 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas.

“O atendimento para as pessoas atingidas e os feridos foram prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e PMSC”, destacou o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, a primeira resposta está em andamento e os levantamentos dos prejuízos estão sendo realizados pelos municípios.

“No primeiro momento realizamos a distribuição de lonas e demais itens de assistência humanitária estão sendo disponibilizados”, completou. A Prefeitura de Blumenau informou que foram registradas ocorrências, mas ainda não foi divulgado um levantamento sobre os danos no município.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome