Defesa Civil alerta para risco de deslizamento de terra em SC

O grande acúmulo de água provocado pelas chuvas das últimas semanas deixa Santa Catarina em alerta. A Defesa Civil informa que há riscos de deslizamento de terra, especialmente nas áreas entre o Planalto ao Litoral de SC.

Chuva em Blumenau
Chuva em Blumenau

A previsão é que a instabilidade do tempo persista nos próximos dias, mantendo o solo encharcado e aumentando as chances de deslizamentos e desmoronamentos.

Nesta quinta-feira (05) a chuva diminui um pouco em SC, com acumulado de 10mm a 20mm, podendo ser mais volumosa no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, com pontuais de 40mm a 50mm.

Na sexta-feira, 6,chove fraco entre a madrugada e manhã da Serra ao Litoral. Já no sábado (07) há previsão de chuva isolada à tarde e à noite no Oeste e no Meio-Oeste.

Recomendações da Defesa Civil

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Inundações/alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome