quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
31.4 C
Blumenau

Estado de alerta é decretado por desabastecimento de água

Um decreto assinado nesta segunda-feira (16) pela prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, estabeleceu o denominado Estado de Alerta em Blumenau devido ao comprometimento no abastecimento de água no município.

A alta turbidez da água do Rio Itajaí-Açu comprometeu o abastecimento em regiões mais altas da cidade desde a sexta-feira. O decreto autoriza o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) a fiscalizar o desperdício de água.

Por isso, a autarquia reforça a orientação para a população evitar o desperdício de água lavando calçadas; molhando ruas continuamente; lavando veículos, nas residências, ruas e calçadas com água da rede de abastecimento, entre outras.

Rio Itajaí-Açu é uma das belezas de Blumenau - foto de Eraldo Schnaider
Rio Itajaí-Açu é uma das belezas de Blumenau – foto de Eraldo Schnaider

Segundo o Samae de Blumenau, o uso consciente contribui para que todas as famílias possam ter água potável em suas casas.

O decreto prevê que ao constatar o desperdício de água o fiscal orientará verbalmente o usuário, se houver persistência será emitido um “Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI)”. Na reincidência o fornecimento de água poderá ser interrompido. Os usuários que utilizam sistema próprio de abastecimento, também serão notificados caso seja constatado o desperdício e ou perdas e uso excessivo.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas