Curiosidades sobre Dom Pedro II

download
Dom Pedro II

São poucos relatos históricos que contam a vida do Imperador Dom Pedro II no Brasil. A historiografia brasileira pouco se preocupou em preservar os relatos do nosso império. E depois da Proclamação da República muito do que se tinha preservado foi jogado fora ou apagado.

Hoje são poucas a informações que temos sobre esse período. Tentando mudar esse fato, preparamos uma série de curiosidades sobre Dom Pedro II, o apaixonado imperador brasileiro.

Aumento do próprio salário?

O Imperador esteve no trono brasileiro por quase 50 anos. Mas nunca aceitou aumento na sua dotação, isto é, o salário. Quando morreu exilado em 1891, não havia acumulado riquezas. Ao contrário, deixou dívidas.

Pouco depois de ser coroado, ainda com 14 anos, tratou de extinguir cargos públicos que considerava inúteis, como a Guarda Imperial. Ela foi recriada na República com o nome de Dragões da Independência.

Ainda existem relatos de que Dom Pedro pagou do próprio bolso estudos de brasileiros no exterior – que foram estudar arte, medicina e engenharia, com a condição de retornar ao Brasil e aplicar aqui seus conhecimentos. O imperador brasileiro também doava recorrentemente parte do salário a obras de caridade ou para gastos de guerra.

Certa feita o imperador enviou uma carta a certa Câmara Municipal com os seguintes dizeres: “Sua Majestade, faz questão de saber quem pagou as carruagens que levou a Família Imperial, da estação a Cidade. Se foi pago pela Câmara, então Sua Majestade faz questão de devolver o dinheiro”.

Seca já era um problema

Outro relato é que ao visitar o Nordeste durante uma seca terrível em 1877, o imperador prometeu ajudar a região. Entre as medidas sugeridas por uma comissão criada à época havia a abertura de um canal para levar água do Velho Chico às áreas castigadas por estiagens e a construção de uma ferrovia para interligar a região.

O regente imperial prometeu vender “até a última joia da Coroa” para amenizar o sofrimento do povo desta região. Ele era tão famoso nos que durante uma visita aos Estados Unidos recebeu mais de 4 mil votos válidos para as eleições presidenciais de 1877. Está foi uma situação muito curiosa, já que Dom Pedro era Imperador do Brasil.

5 Comentários

  1. É com muito orgulho que vou pregar na minha casa um quadro do nosso imperador e heroi nacional, Dom Pedro II do Brasil. Ave glória, ave Império!

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome