Contrato de obras do plano de mobilidade de Blumenau é prorrogado

A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta terça-feira (26) a prorrogação do contrato de avanços do Programa de Mobilidade Sustentável. A ampliação estabelece um novo prazo para as obras, até 22 de dezembro de 2020.

A prorrogação foi pedida por conta da emergência de saúde pública, quando os trabalhos e obras tiveram paralisação. Ainda no dia 17 de março, ciente do impacto da paralisação, a Prefeitura, realizou o pedido de prorrogação.

Estabelecido o novo prazo limite para a conclusão das obras, a prorrogação permite tempo maior para os trabalhos, que atualmente enfrentam dificuldade para aquisição de insumos e readequação de mão de obra. Além disso, na negociação da prorrogação, as obras da Rua Bahia e da Rua Arnold Hemmer foram adicionadas como contrapartida com a obra de mobilidade do Complexo Viário do Badenfurt.

Entre as obras estabelecidas pelo BID, quatro delas seguem em andamento:
– Adequação e implantação do sistema binário da Rua Chile e da Rua República Argentina;
– Implementação do Terminal Integrado Norte, na Itoupava Central;
– Implementação do Terminal Integrado Oeste, na Água Verde ;
– Readequação da Rua General Osório.

Terminal Norte, na Itoupava Central - foto da Prefeitura de Blumenau
Terminal Norte, na Itoupava Central – foto da Prefeitura de Blumenau

De acordo com a Prefeitura, as obras trazem soluções a problemas históricos e antigos, como drenagem e a demanda por passeios, calçadas e ciclovias. Além disso, o calendário de melhorias contempla as obras que reduzem o tempo de deslocamento dos ônibus do transporte coletivo e trazem maior qualidade de vida.

“Além de nos dar o prazo maior para a conclusão, permite também que sigamos garantindo emprego e renda para cerca de 200 trabalhadores. E nesse período de crise isso também é de extrema relevância”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.

Com um contrato no valor de U$ 118 milhões, sendo U$ 59 milhões financiados pelo BID e U$ 59 milhões em contrapartida do município, o BID contém o maior pacote de obras em mobilidade de Blumenau.

Antes do início da pandemia pelo novo Coronavírus, duas obras do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau (BID) foram concluídas. São elas:
– Prolongamento e duplicação da Rua Humberto de Campos;
– Implantação de rotatória e revitalização da Rua Mário Giese, na Itoupava Central.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome