sexta-feira, 29 de março de 2024
21.9 C
Blumenau

Construído assim…

Enquanto existem engravatados debatendo o fim do sistema único de saúde, existem homens e mulheres desesperados implorando por mais saúde. Verifica-se que é notório que o Brasil é o país das desigualdades, mas é notório que o país foi idealizado para ser o país das desigualdades?

O ministro Paulo Guedes desabafou. Informal e com seu jeitinho carioca, como em uma conversa de boteco, colocou para fora o pensamento que lhe incomodava: viajar não é um direito de todos, prosperidade não é um direito de todos. Aliás, este não é somente o seu pensamento, mas é o pensamento de muita gente.

Os ricos e pobres estão distantes e não há interesse em aproximação. O filme Parasita exemplifica o exposto em uma cena comovente: enquanto a parte pobre da cidade luta para salvar os seus móveis devorados pelo alagamento decorrente chuvas, a parte rica comemora o ar puro causado pela mesma tempestade. A desigualdade é um problema mundial, Leandro Karnal explica que na independência dos Estados Unidos havia medo que o ideal de liberdade inspirasse os negros e pobres.

Porém, há a impressão que no Brasil a desigualdade é ainda mais latente. Darcy Ribeiro escreveu que, se há um país no mundo construído para os mais ricos, este país é o Brasil. O historiador Leandro Karnal explica que uma das principais diferenças do Brasil em relação aos Estados Unidos é o fato do Brasil ter tido um projeto de colonização organizado e sistemático. Verifica-se que é um país de elites e construído para as elites.

Presidente da República Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes - foto de Marcos Corrêa/PR
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes – foto de Marcos Corrêa/PR

Paulo Guedes não possuí noção do que é a pobreza. O ministro fala que pobre não sabe poupar e que somente pode viajar para Foz do Iguaçu. Guedes é a cara de um país desigual. A distância entre os ricos e os pobres não é só física, mas sim cognitiva. O pulo do gato é o fato de tudo ter sido devidamente construído para ser assim.

Extraindo a essência de Darcy Ribeiro, verifica-se que o escritor nunca esteve tão certo, a desigualdade é um projeto de poder.

Felipe Gabriel Schultze
Felipe Gabriel Schultze
Formado em Direito, escreveu os livros 'Federalismo Brasileiro' e 'Sede de Liberdade'. Escreve sobre reflexos do cotidiano.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas