Conheça a fábrica de shapes para skates Timber’n’Wheels

Quando Túlio Pfuetzenreiter, 24, chegou ao final da sua graduação de Design Industrial teve que desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso de um produto de transporte por tração humana. Sua ideia foi elaborar um shape de skate (a prancha) e o projeto foi um sucesso. O blumenauense gostou tanto da ideia que decidiu ir mais longe e acabou fundando sua própria empresa.

A Timber’n’wheels fabrica em produção manual, dando um charme especial. O conceito que Túlio utilizou foi a excelência em suas peças. Com uma marca de estilo litorânea, tentou resgatar o estilo de skates e pranchas de surf old school, ou surfe de velha escola. Desse conceito surgiu o nome da empresa que já é traduzida para o inglês por conta da origem do produto.

Para nos contar mais sobre a sua ideia, Túlio respondeu algumas perguntas ao Farol Blumenau:

Que produtos você produz hoje e qual o diferencial do seu produto?

No momento fabrico apenas shapes de skate com madeiras nobres como o pau-marfim. O produto sempre vem acompanhado de marchetaria (arte de elaborar formas e desenhos com contrastes de diferentes espécies de Madeira) e a maioria deles tem uma lixa translúcida para dar aderência ao usuário e ao mesmo tempo manter as características old school.

Os shapes são feitos todos de forma artesanal, cada shape recebe o devido acabamento manualmente. No momento da prensagem das laminas, o molde é aquecido a aproximadamente 80 graus, garantindo que as fibras da Madeira se abram e a cola penetre de forma eficaz. Além disso, os shapes recebem duas mãos de selador e duas de verniz, garantindo a impermeabilidade.

Qual é sua expectativa? E seu planejamento para o futuro? 

A expectativa é poder aumentar a capacidade de produção e também a variedade de produtos hoje a capacidade máxima de produção fica em torno de 60 shapes por mês. A meta é lançar futuros produtos com método de fabricação industrial, no entanto mantendo os atuais produtos no método artesanal.

Qual foi o maior desafio para colocar a empresa em funcionamento?

A maior dificuldade é competir com grandes fabricantes, que já possuem popularidade no mercado e maior competitividade. Outro desafio é de esclarecer aos usuários que os produtos da timber’n’wheels são fabricados com as melhores matérias primas disponíveis no mercado e que esse produto traz um grande valor agregado, já que o método de produção utilizado é o artesanal.

Pra quem hoje a Timber’n’Wheels vende? ela já tem uma clientela fiel?

Os produtos são disponibilizados a venda em lojas especializadas em skate, a marca esta disposta a pouco tempo no mercado, por tanto existem poucas lojas com o produto a disponibilização. São no total sete lojas distribuídas nas cidades de Blumenau, Indaial, Itajai Itapema e Florianópolis.

Curta a fã page da empresa no facebook!

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome