Confira as novas fotos da cratera misteriosa da Sibéria

Cratera (siberiantimes)
(Siberian Times)

Uma cratera gigante na Península de Yamal, na Sibéria, região remota da Rússia, tem chamado a atenção de especialistas e curiosos no mundo inteiro. Ninguém sabe explicar muito bem o que a originou e o lugar já foi apelidado de a cratera no fim do mundo.

Ela tem aproximadamente 30 metros de diâmetro e de 50 a 70 de profundidade. Seu interior tem um lago gelado formado pelas águas que passa em sua abertura causando inclusive a erosão das suas paredes de pergelissolo, um tipo de solo formado por gelo, rocha, sedimentos. Cientistas de estão trabalhando arduamente na região para descobrir o que originou o buraco misterioso.

“A cratera tem uma forma mais oval que circular, tornando mais difícil calcular seu diâmetro exato. A partir de agora, nossas estimativas são de aproximadamente 30 m. Se tentamos medir o diâmetro juntamente com a emissão do solo… então o diâmetro é superior a 60 m. A cratera tem entre 50 e 70 m de profundidade”, destacou o pesquisador sênior do Centro Estadual Científico de Pesquisa do Ártico, Andrey Plekhanov.

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=2kMs05VaOfE

Fotos:

inside stripy permafrost
(Siberian Times)
inside good gv
(Siberian Times)

 

 (Siberian Times)
(Siberian Times)

Com informações de Siberian Times e Gizmodo

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome