Conexão ICOM: fecha o giro da Comunicação 360º

Foram quatro noites de muito trabalho e aprendizado. Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participaram de oficinas, mesas redondas, minicursos e palestras. 360º de comunicação que envolveram todo o ICOM IBES. Os alunos e a comunidade participaram de oficinas de fotojornalismo, assessoria de imprensa, empreendedorismo, jornalismo econômico, oficina balbúrdia, técnicas de locução para rádio e TV, fotografia de moda, tratamento de imagem publicitária e minicurso sobre a evolução da TV a supermídia. Além de palestras com profissionais do blog Desilusões Perdidas, com os irmãos Emerson e Anderson Couto, e sobre composição de linguagem no mundo da publicidade atualmente, com Leonardo Roat.

O evento desse ano contou com cerca de 150 participantes por noite. Para a coordenadora do evento, Cynthia Hansen, a sétima edição do ICOM IBES encerra com chave de ouro e muito aprendizado. “Os alunos da organização estavam empenhados, vestiram a camisa e colocaram a mão na massa. Encerramos o evento com a sensação de dever cumprido. Percebemos que tanto participantes, como palestrantes, ficaram satisfeitos com o ICOM desse ano”, ressalta. O festival foi novidade para a professora Marta Brod, que assumiu a disciplina de assessoria de imprensa e auxiliou em todo planejamento nesta edição. “Foi uma experiência muito produtiva, onde foi possível linkar tudo que foi aprendido em sala de aula e colocar em prática durante o evento”, comenta.

Primeira videoconferência

Novidades não faltaram nessa edição. O ICOM IBES 2014 trouxe a primeira videoconferência transmitida diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos, com o jornalista e escritor Fábio Madrigal Barreto. O bate-papo levou os participantes a conhecerem mais sobre jornalismo internacional, a dificuldade de morar fora do país de origem e os desafios que os novos jornalistas vão encontrar ao enfrentar o mercado de trabalho.

Campanha de arrecadação de livros

Além das palestras e oficinas, o sétimo ICOM IBES teve sua primeira ação social. Foi realizada a campanha de arrecadação de livros de gêneros infantil, infanto-juvenil, e juvenil. Mais de 200 exemplares foram arrecadados durante o evento. Todos os volumes serão doados para uma escola que será selecionada através de votação pelos organizadores do ICOM.

Concurso cultural de tatuagem

As diversas expressões da arte no ICOM IBES foram destaque entre os participantes. Entre elas o concurso cultural que premia com uma tatuagem e camiseta levou várias pessoas a desenvolverem frases relacionadas a comunicação na pele. Os dois vencedores já poderão curtir os prêmios. O ganhador da tatuagem no valor de R$ 300 foi Danilo Butzke, em primeiro lugar. Já o segundo lugar ficou com James Raul Withoeft.

ÚLTIMA NOITE DE ICOM

As oficinas que fecharam a sétima edição do evento abordaram diversos campos da comunicação 360º. O palestrante Cesar Souza falou sobre como administrar os veículos de comunicação diante do desenvolvimento diário na veiculação da notícia, com cuidado e coerência.

“O cuidado sobre o assunto econômico nasce com a pauta”, afirma Francisco Fresard, mais conhecido como Pancho. A mesa redonda de jornalismo econômico envolveu experiência vivenciadas por Rodrigo Pereira, Pancho e o mediador Jaime Avendaño.

Na oficina sobre a evolução da fotojornalismo foi discutido sobre o mercado atual e o sistema apurado que a tecnologia possibilita. “É importante capturar a imagem durante o acontecimento dos fatos, pois ocorrem rapidamente”, destacou Artur Moser.

Assessoria de Imprensa do evento

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome