CineArte expõe passado da Austrália

geracao-roubada-divulgacao

O filme Geração Roubada, atração do CineArte desta segunda-feira (19) que será exibido a partir das 19h no Cine Teatro Edith Gaertner, da Fundação Cultural de Blumenau, questiona uma prática comum na Austrália até o início do século XX.

A história é baseada em fatos reais que apresenta ao mundo um momento histórico do país, em que meninas de origem aborígene eram retiradas das famílias e colocadas em orfanatos para que fossem “civilizadas”. A sessão é promovida em parceria com o Sesc e tem entrada gratuita. A classificação etária é livre.

Molly Craig (Everlyn Sampi) é uma jovem australiana de 14 anos que, em 1931, ao lado de sua irmã Daisy (Tianna Sansbury), de 10 anos, e sua prima Gracie (Laura Monaghan), de 8 anos, foge de um campo do governo britânico da Austrália, criado para treinar mulheres arborígenes para serem empregadas domésticas. Molly guia as meninas por quase três mil quilômetros através do interior do país, em busca da cerca que o divide e que a permitiria voltar para sua aldeia de origem, de onde foram tiradas dos braços de suas mães. Na jornada elas são perseguidas pelos homens do governador A. O. Neville (Kenneth Branagh).

Saiba mais

CineArte: 19/09
Filme: Geração Roubada (2002/Austrália/Drama/Colorido/93 minutos)
Direção: Phillip Noyce
Elenco: Everlyn Sampi, Tianna Sansbury, Laura Monaghan, Kenneth Branagh e David Gulpilil
Local: Cine Teatro Edith Gaertner, Fundação Cultural de Blumenau, na Rua XV de Novembro, 161, Centro
Horário: 19h
Entrada franca

Sérgio Antonello

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome