Cinco ambulatórios terão horários especiais durante o feriadão de Carnaval

A Secretaria de Promoção da Saúde da Prefeitura de Blumenau definiu como serão os atendimentos das unidades de saúde do município durante o feriadão de Carnaval, entre o sábado, dia 26 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março.

Em dias específicos, os Ambulatórios Gerais (AGs) Velha, Garcia, Itoupava, Escola Agrícola e Fortaleza farão atendimentos de síndromes gripais e vacinação contra a Covid-19.

Atendimento de síndromes gripais e suspeita de Covid-19

– Sábado: AGs Velha, Garcia e Itoupava, das 7h às 18h – distribuição de senhas até 17h.
– Domingo: AGs Velha e Garcia, das 7h às 18h – distribuição de senhas até 17h.
– Segunda e terça-feira: AGs Escola Agrícola e Fortaleza, das 7h às 18h – distribuição de senhas até 17h.

A partir de quarta-feira, dia 2, Ambulatórios Gerais (AG) e unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) voltam com todos os serviços, incluindo atendimento eletivo, intercorrências e casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura.

Vacinação Adolescente e Adulto contra a Covid-19

Por conta da baixa demanda registrada nos últimos finais de semana, não haverá vacinação contra a Covid-19 no sábado e domingo, dias 26 e 27 de fevereiro. Já na segunda, dia 28 de fevereiro, e na terça-feira, dia 1º de março, o AG da Escola Agrícola e o AG da Fortaleza farão aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 12 anos, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Lembrando que, por medidas sanitárias, o AG da Fortaleza possui somente vacina da marca Pfizer.

Vacinação Infantil contra a Covid-19

Excepcionalmente, na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, e na terça-feira, dia 1º de março, crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas no Ambulatório Geral da Escola Agrícola, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Nesses dias, o Centro de Pediatria da Policlínica não realizará a aplicação de doses.

Novo Ambulatório Geral da Escola Agrícola (Marcelo Martins)
Novo Ambulatório Geral da Escola Agrícola (Marcelo Martins)

Policlínica Lindolf Bell

Consultas e exames que estavam agendados para segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março, foram remarcados. Nos últimos dias, equipes da Policlínica fizeram contato com os usuários por meio de telefone para informar a nova data, porém, alguns pacientes não atenderam às ligações. A Secretaria de Promoção da Saúde reforça a necessidade do usuário manter o cadastro atualizado, com o número do telefone na unidade onde é referenciado.

Central de Monitoramento Covid-19

Os profissionais que atuam na Central de Monitoramento Covid-19, fazendo ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus, não farão atendimento na segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março. O serviço volta a funcionar normalmente na quarta, dia 2.

Confira como ficam outros serviços:

Alô Saúde – 156 (opção 2): não terá atendimento na segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março. O serviço volta a funcionar normalmente na quarta-feira, dia 2, em seu horário habitual, das 17h às 20h.

Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs): Na segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março, não terão atendimento. Os serviços serão retomados na quarta-feira, dia 2.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): Na segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março, não terá atendimento. O serviço será retomado na quarta-feira, dia 2.

Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS): em regime de sobreaviso pelo telefone (47) 9.9628-2019.

Ouvidoria da Saúde (156 – opção 4): Na segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março, não terá atendimento. O serviço será retomado na quarta-feira, dia 2.

Farmácias de Alto Custo e Solidária: Na segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março, não terão atendimento, assim como as farmácias das unidades de saúde. Os serviços serão retomados na quarta-feira, dia 2.

Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD): atendimento em regime de sobreaviso.

Central de Transporte de Pacientes SUS: atendimento em regime de sobreaviso para casos urgentes.

Samu: atendimento normal.

Vigilância Sanitária e Ambiental: atendimento em regime de sobreaviso para hospitais, laboratórios, clínicas e 15ª ADR.

Vigilância Epidemiológica: atendimento em regime de sobreaviso para hospitais, laboratórios, clínicas e 15ª ADR.

Policlínica Lindolf Bell, Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, NIAF, NAD, Cedap, CAISM, CSI, CEO I, CEO II e Secretaria de Promoção da Saúde (Semus): Estarão fechados na segunda, dia 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março. Os serviços serão retomados na quarta-feira, dia 2.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome