Ciclone pode gerar rajadas de vento de até 80 km/h no Litoral

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira (24) sobre a formação de um ciclone extratropical deve intensificar-se na costa sul do Brasil no final de semana. O fenômeno climático pode ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua intensidade.

Conforme previsão de localização e intensidade do ciclone, durante o final de semana podem ocorrer ventos fortes com rajadas de 60 km/h a 80 km/h no litoral e sul catarinense, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul.

No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no Litoral Sul.

Os ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos comuns no litoral sul do Brasil, apresentando maior frequência nos meses entre final de outono e início da primavera. Conforme registros obtidos nas estações meteorológicas da Epagri/Ciram, os ciclones extratropicais mais intensos é que podem resultar em rajadas de 80 km/h a 100 km/k em municípios do sul catarinense.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome