Chuvas afetam 28,9 mil pessoas no estado

Um relatório apresentando pela Defesa Civil na terça-feira, 24, apontou que cerca de 28,9 mil pessoas e seis mil residências foram afetadas pelas chuvas do último final de semana. A maioria delas no Vale do Itajaí. A comunicação foi a maior forma de prevenção.

Cidades atingidas

Em todo o estado foram 82 cidades atingidas, a  maior parte delas no Vale. Presidente Getúlio teve 70% da área urbana afetada. Rio do Sul teve 5 mil pessoas desalojadas e foi em proporção a mais atingida. Um terço dos habitantes de Alfredo Wagner prejudicados.

Blumenau

A cidade com maior número de pessoas atingidas foi Blumenau. Foram mais de 12 mil pessoas desabrigadas, 281 desalojadas e 3.176 residencias inundadas. Na indústria e no comércio foram 1.436 estabelecimentos atingidos. Escolas, unidades e saúde, pontes e estradas também foram danificadas.

Comunicação

O diferencial dessas cheias foi certamente a comunicação. Blumenau estava em alerta já na sexta-feira, 20. Quando a situação ruim começou a se confirmar, boletins da defesa civil saiam de hora em hora. A população acompanhava as notícias pelas redes sociais, rádio e TV.

A transparência dos órgãos do governo municipal foi fundamental para o trabalho da imprensa. Apesar de o pior não ter se confirmado (era previsto até 14 metros), os danos foram minimizados pela mobilização da população. A Defesa Civil e a Comunicação da PMB cumpriram seu dever.

Cobertura especial das Chuvas de 2013.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome