sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
30 C
Blumenau

Chuva deve superar 100 mm nesta semana na região de Blumenau

O sistema meteorológico da Prefeitura de Blumenau emitiu comunicado nesta segunda-feira (30) alertando para volume considerável de chuva para a semana. Com isso, aumento o risco de ocorrências relacionadas a chuvas.

Segundo o AlertaBlu, as instabilidades climáticas para a semana deverão resultar em acumulados expressivos que devem superar os 100 mm, condição que aumenta o risco para ocorrência de deslizamentos pontuais.

Além disso, a manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí favorece alteração do nível do Rio Itajaí-Açu.

Dia a dia

A partir do período da tarde desta segunda-feira a passagem de uma frente fria pelo litoral de Santa Catarina favorece a condição para ocorrência de chuva bem distribuída de intensidade fraca a moderada.

Na terça-feira a frente fria se afasta do Estado, mas a atuação do transporte de umidade nos baixos níveis da atmosfera mantém a presença de muita nebulosidade, com céu variando entre nublado a encoberto, e alternância entre períodos de melhoria e momentos com a ocorrência de chuva fraca e isolada.

Previsão de chuva forte em Blumenau amanhã - foto de Jaime Batista
Previsão de chuva em Blumenau- foto de Jaime Batista

Já entre a quarta e quinta-feira a instabilidade volta a ganhar força pela atuação de sistemas de baixa pressão sobre o sul do Brasil: um em superfície entre o litoral do Paraná e o litoral de SC, e o outro entre o norte do Rio Grande do Sul e oeste de SC, intensificando o transporte de calor e umidade em direção ao leste catarinense.

Esta condição atmosférica favorece a condição para chuva em toda a região do Vale do Itajaí. No decorrer destes dias, o céu fica encoberto e a chuva ocorre de forma persistente com intensidade fraca a moderada. Não se descarta a ocorrência de chuva intensa em curto espaço de tempo.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas