Cenipa não identifica problemas técnicos no avião que caiu com Teori

Ministro Teori Zavascki morreu em janeiro de 2017 na queda de um avião
Ministro Teori Zavascki morreu em janeiro de 2017 na queda de um avião

A queda do avião que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Lava Jato Teori Zavascki e três passageiros, além do piloto Osmar Rodrigues, completou um ano no dia 19 de janeiro.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (Cenipa) identificou condições de visibilidade menores que as mínimas exigidas para pouso no aeródromo de Paraty, destino final do avião.

A comissão de investigadores, composta por 18 pessoas, identificou que quando o piloto tentou aproximação pela primeira vez, um equipamento que emite alarmes sonoro e visual quando a aeronave opera abaixo da altitude de segurança, deu o primeiro alerta. O piloto desligou os alarmes, o que é contra as medidas de segurança, de acordo com o chefe do Cenipa, Frederico Alberto Marcondes.

Foi registrado que o piloto desistiu do primeiro pouso e avisou que tentaria de novo quando a visibilidade melhorasse. Menos de três minutos depois ele retornou, o que indicaria que ele desistiu de esperar. Nessa nova tentativa de pouso, ele ficou muito próximo do mar e tentou arremeter fazendo uma curva que, segundo cálculo do Cenipa, fez com que a aeronave colidisse com a ponta da asa direita na água.

Durante a curva, o piloto pode ter percebido a inclinação da aeronave de forma distorcida, um tipo de erro chamado tecnicamente de ilusão vestibular. Além disso, os investigadores não encontraram defeitos na aeronave que pudessem ter causado o acidente.

O piloto tinha 30 anos de experiência e todos os exames e habilitações estavam em ordem. Os exames toxicológicos também não detectaram substância, legal ou ilegal, que comprometesse o desempenho de Osmar.

O brigadeiro Marcondes reafirmou que não foram encontrados sinais de sabotagem. O relatório do Cenipa não implica em acusação criminal ou civil, ou atribui culpados. O objetivo é identificar os elementos que contribuíram para o acidente.

Com informações da EBC

 

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome