Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil sobem para 234

Sobe o número de suspeitas de infecção por coronavírus no país - foto de Josué Damacena
Sobe o número de suspeitas de infecção por coronavírus no país – foto de Josué Damacena

Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização do Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Ontem eram 200 pessoas infectadas.

São Paulo é responsável por mais da metade dos casos (152). Em seguida vêm Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Rio Grande do Sul e Paraná (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco (2). Amazonas, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Norte registram um caso confirmado de coronavírus (um caso por unidade da Federação).

Já os casos suspeitos ultrapassaram os 2 mil, chegando a 2.064. São Paulo lidera com 1.177, seguido por Rio Grande do Sul (119), Santa Catarina (109), Distrito Federal (107) e Rio de Janeiro (96).

Os descartados ficaram em 1.624. Ainda não foram notificadas mortes em razão da doença. Já não há nenhuma unidade da federação sem casos confirmados ou suspeitos, o que existia até semana passada (Roraima e Amapá).

Ações para conter a propagação do vírus

A melhor forma de conter o coronavírus é a prevenção. Caso apresente sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento e darão as orientações em relação ao tratamento.

Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome