sábado, 28 de janeiro de 2023
34.2 C
Blumenau

Carnês do IPTU de Blumenau começam a ser distribuídos

A Prefeitura de Blumenau anunciou hoje (4) que iniciou a distribuição dos carnês do IPTU pelos Correios. São 169.027 carnês que devem chegar às casas dos até o fim de janeiro. De acordo com a secretaria, a estimativa é arrecadar R$ 120 milhões.

Como ocorre em todos os anos, o reajuste do tributo teve por base o INPC apurado entre novembro de 2021 a outubro de 2022, totalizando 6,46%. As opções de pagamento também seguem o padrão dos anos anteriores: à vista, com 5% de desconto para quem quitar até 13 de fevereiro; com desconto de 3% para quem quitar integralmente até 13 de março; ou ainda parcelado em até 11 vezes, com parcela mínima de R$ 20,00.

Os contribuintes que necessitarem fazer alteração cadastral, revisão de cálculo, entre outros, poderão acessar o processo digital, disponível na Carta de Serviços, pesquisando por IPTU. Para iniciar um processo é preciso ter o cadastro, feito com o CPF.

Carnês do IPTU de Blumenau - foto de Eraldo Schnaider
Carnês do IPTU de Blumenau – foto de Eraldo Schnaider

O atendimento também pode ser solicitado por e-mail para [email protected] ou ainda entrar em contato pelo whatsapp (47)99699-0946 ou (47) 98806-0553.

Para quem ainda não está habituado com o atendimento virtual, a Fazenda mantém o atendimento presencial, disponível na Praça do Cidadão Centro e na própria secretaria, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Imposto solidário

Os contribuintes também têm a opção de doar parte do recurso para as iniciativas sociais. Por meio da guia branca – a primeira do bloco – é possível doar o valor do desconto do pagamento à vista para o Fundo Municipal de Assistência Social. Os recursos são posteriormente repassados a OSC’s cujos projetos selecionados.

Mas o contribuinte que deseja ser solidário precisa estar atento, a doação só pode ser feita mediante o pagamento da guia branca até o dia 13 de fevereiro.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas