Canto supostamente racista da seleção alemã não passa de uma brincadeira

Um vídeo da seleção alemã de futebol entoando um canto tradicional de seu país para provocar o time adversário está viralizando na internet como sendo um ato racista. Alguns veículos descuidados da imprensa argentina e brasileira já começaram uma rodada de acusações de racismo, mas na verdade não é bem assim.

A letra do suposto ato de racismo é: “assim andam os gaúchos, gaúchos andam assim [abaixados]. Assim andam os alemães, alemães andam assim [em pé]“. As comparações com o nazismo e racismo já afloram nas redes sociais como se os alemães tivessem chamado os argentinos de macacos. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=3-1dW2-E6f4

Mas a música coreografada “So gehen die Gauchos, die Gauchos, die gehen so. So gehen die Deutschen, die Deutschen, die gehen so” não passa de uma brincadeira. Se trata de uma comemoração que provoca a torcida do time adversário insinuando que ela esta de cabeça baixa com a derrota, e que a vencedora está de cabeça erguida.

O canto é tradicional na Alemanha e varias torcidas utilizam para provocar as outras de forma quase infantil. É uma comemoração bem mais inocente do que os cantos de torcidas organizadas brasileiras e argentinas que chegam ao cumulo de mandar a outra torcida ir tomar naquele lugar. Veja:

A Copa do Mundo é um grande choque de cultura uma verdadeira festa que mistura varias culturas e tradições. Por isto é sempre bom pensar duas vezes antes de acusar alguém de um erro.

Se ainda não está satisfeito, mais um:

Um comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome