Canoagem radicaliza as águas de Santa Catarina

A canoagem é um esporte olímpico e de recreação secular que vem ganhando força na região do vale em uma de suas vertentes contemporâneas: a Canoagem em Águas Brancas (Corredeiras). O esporte consiste em descer rios com corredeiras que são classificados em diversos níveis de dificuldade determinados pela força das águas ou obstáculos naturais a serem percorridos.

Santa e Bela Catarina

Santa Catarina pode ser considerado um lugar privilegiado quanto a quantidade e qualidade dos rios para a prática do esporte. No vale do Itajaí, por exemplo, em um pequeno raio territorial – Ibirama, Apiúna, Indaial, Rio dos Cedros e Benedito Novo – podem ser encontrados alguns dos melhores rios do Brasil para a prática da canoagem.

Dicas aos novatos

Como todo esporte radical, a canoagem em águas brancas apresenta riscos. Para anular ou evita-los, o canoísta Marco Aurélio Barg diz “é essencial que os praticantes procuram sempre respeitar seus limites técnicos, além de ser essencial o uso de equipamentos de proteção, como capacetes, coletes de flutuação, e ainda cotoveleiras que são fundamentais para a proteção contra fortes impactos.

É importante ressaltar que novos praticantes devem sempre procurar auxílio de canoístas experientes e evitar ir sozinho para o rio. É fundamental que a atividade seja sempre praticada em grupos para garantir o auxílio de um companheiro em caso de possíveis emergências.

Crescimento do esporte

Sem objetivos de competição, pode-se notar o crescimento do esporte. Frequentemente grupos de amigos se reúnem para desafiar rios, confraternizar e desfrutar das belezas naturais que a nossa região. Também vem se tornando freqüentes encontros de canoagem, onde se reúnem praticantes de todo o Brasil e países vizinhos, difundindo o esporte, as cidades e os rios, com o intuito de confraternizar e trazer novos adeptos a categoria.

Colaborou Marco Aurélio S. Barg

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome