sexta-feira, 19 de agosto de 2022
8.2 C
Blumenau

Candidaturas ao governo do estado continuam indefinidas

Ideli e Colombo (Agência EBC)

Até agora só Raimundo Colombo (PSD) é um nome certo para o governo de Santa Catarina. Na última eleição as principais candidaturas foram do PMDB, PSDB e DEM, que formavam a tríplice aliança com Colombo na majoritária contra Angela Amin (PP) e Ideli Salvatti (PT). Nesse ano são só indefinições.

Raimundo vem com tudo

O PSD vem com tudo pela releição de Colombo. O presidente do partido, Gelson Merisio afirma que quer ver PP e PMDB juntos na coligação em torno da releição, uma missão difícil para o partido. A unica certeza é que Colombo deve apoiar Dilma, o que expulsa os tucanos da coligação.

O PMDB é o partido mais forte do nosso estado. Ele deve ficar na aliança com Colombo, mas para isso não admite a entrada do PP na coligação. Outra alternativa é uma candidatura própria ou aliança com o PT. O homem forte do partido, Luiz Henrique, não abre mão do senado e quer a vaga de vice governador.

PT em dúvida

O PT esta na dúvida: pode entrar de vez na tríplice aliança com Colombo ou se aliar ao PMDB para talvez lançar a candidatura própria. O partido no estado afirmou que quer candidatura própria. Porém Dilma, Ideli e Colombo tem amizade colorida. Cláudio Vignatti e Décio Lima são nomes fortes para o estado.

Quem quer tudo nada tem

O PP é outro partido que ainda não definiu seu caminho: já deu ares que apoiaria o PSD, ventilou apoio ao PSDB e até cogitou candidatura própria. Ele pode ser o fiel da balança. Joares Ponticelli um dos principais lideres, afirma que o diálogo ainda esta em aberto e que nada foi definido.

Solidariedade com o PSDB

Por enquanto o PSDB esta com tudo encaminhado para a candidatura do senador Paulo Bauer com o apoio do Solidariedade. Ele quer fortalecer o partido e fazer palanque para o Aécio Neves, candidato a Presidência da República. Se fala ainda de aliança com o PP. Mas eles estão mais pro lado de Colombo.

Com tantas indefinições as próximas eleições no nosso estado poderão ser uma surpresa, e pelo jeito quem ser mais articulado com as alianças poderá subir ao posto mais alto do governo catarinense.

Jonatas Mizael Rosenbrock
Jonatas Mizael Rosenbrock
Jornalista e historiador
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas