Câmara faz homenagem ao radialista José Augusto Nóbrega

Celso Marloch e José Augusto Nóbrega – foto de Renan Olaz

Na quarta-feira a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou a sessão solene para entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a blumenauenses que lutaram contra o preconceito. Os vereadores Jefferson Forest (PT) e Mário Hildebrandt (PSD) fizeram a entrega da comenda a seus indicados.

Fazer o bem sem olhar a quem

O homenageado de Mário Hildebrandt nunca se engajou na luta direta contra o preconceito, porém, ajudou a todos sem olhar a cor, sexo ou religião. José Augusto de Carvalho Nóbrega foi secretário da Defesa Civil entre 1972 e 1989. Durante a grande enchente de 1983, de 32 dias, ficou 20 dias trabalhando sem parar.

Nascido em 7 de novembro de 1941, tem três filhas e é casado com Anela Isabel Nóbrega. Seu currículo é imenso, vale destacar que foi secretário da Defesa Civil e Relações Públicas da Prefeitura, militar, administrador de aeroporto, radialista e jornalista. A comenda foi subscrita pelos vereadores Robinsom Soares, o Robinho (PSD), e Célio Dias (PR)

Celso Marloch

Jefferson Forest (PT) homenageou Celso Marloch, assessor da deputada estadual Ana Paula Lima (PT). O afrodescendente foi adotado aos dez anos por uma família alemã, e sofreu preconceito racial na sociedade durante sua vida. Para lutar contra a discriminação ele participa do Movimento Cisne Negro.

Zumbi dos Palmares

Embora tenha nascido livre, Zumbi não fugiu a luta e se tornou o maior símbolo na luta contra a escravatura. Foi líder do Quilombo dos Palmares, uma colônia de negros livres que chegou a ter 30 mil habitantes. Apesar de capturado e degolado em 1695 a mando da coroa portuguesa, se tornou imortal em sua luta.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome