sexta-feira, 19 de abril de 2024
19.4 C
Blumenau

Câmara derruba veto sobre lei que individualiza tarifa de água em condomínios

O veto do Prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) sobre o Projeto de Lei Complementar Nº 1.289, que visa a instalação de hidrômetros individuais nos edifícios residenciais dos programas habitacionais no Município, foi derrubado na sessão da terça-feira, 20, da Câmara de Vereadores de Blumenau. A medição da energia e do gás são individuais, mas o pagamento da água era rateado entre os condôminos de edifícios de programas sociais. Com esse sistema, o bom pagador era prejudicado pelo inadimplente.

A medição individual dos hidrômetros é um clamor antigo das famílias dos residenciais, a inadimplência chega a 50% em alguns casos. O representante do Residencial Hamburgo, Valmir Piovezava, disse que 160 famílias moram no local, sendo que 90 não pagam a taxa de condomínio “Há o risco de o Samae cortar nossa água. Além disso, tem pessoas morando de aluguel, o que é irregular”.

Inconstitucional

O projeto havia sido barrado pelo Pode Executivo por ser inconstitucional, haja visto que não cabe ao Poder Legislativo decidir essa questão. O autor, Mário Hildebrandt (PSD), destacou que projetos de tamanha importância social não devem ser descartados somente por sua inconstitucionalidade, citando como exemplo a redução da tarifa de ônibus. Os hidrômetros já estão instalados, restando apenas a afeição.

O projeto segue agora ao executivo para sanção do Prefeito Napoleão. Caso isso não ocorra, cabe ao Presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), assinar.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas