Segundo dados da Administração Municipal, apenas 10 creches estão totalmente paralisadas em Blumenau. O número já chegou a 55 no dia 30 de maio e vem diminuindo devido ao remanejamento e a convocação de 30 novos professores Admitidos por Caráter Temporário (ACTs).
Em nota, a prefeitura afirma: “o decréscimo do número de creches que participam do movimento é uma tendência nas últimas semanas.” A volta não significa funcionamento total, mas parcial. Nas escolas o número também caiu. Chegou a 25 fechadas, hoje são 11.
“Estamos fazendo todo o esforço possível para normalizar o atendimento à comunidade”, ressalta o secretário de Gestão Governamental Paulo Costa. Uma atitude que também contribui para o retorno é o desconto dos dias parados autorizado por liminar na justiça.
Nos postos de saúde, a tendência é a mesma. O número de unidades fechadas já chegou a 32 entre os dias 02 e 05 de junho, agora são 22.
Vereadores aprovam moção pelo fim da greve
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (24) na Câmara de Vereadores, foi aprovada uma Moção de Apleto à justiça para por fim aos mais de 30 dias de greve. Ela pede à justiça que julgue o mérito da ação e diga se ela é legal ou ilegal. Isto teria impacto direto na continuidade ou não do movimento.