O marchador blumenauense Jonathan Riekmann, da Seleção Brasileira de Marcha Atlética, garantiu vaga no Campeonato Pan-Americano, que será realizado em Toronto, no Canadá. O atleta foi selecionado durante a Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, que aconteceu no último fim de semana, dias 9 e 10, na cidade de Arica, no Chile.
Durante a prova dos 50 km, Jonathan apresentou tempo de 4:09:02, uma marca importante para o marchador. Além dele, mais três blumenauenses representaram a seleção brasileira na competição. José Bagio e Nair da Rosa competiram nos 20 km, e o jovem Matheus Gabriel, de apenas 15 anos, disputou as provas de 10 km.
De acordo com o treinador João César Sendeski, o desempenho dos atletas foi dentro do esperado. , comenta.
Além disso, outro ilustre blumenauense participou da competição. Depois de quase nove anos, Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), voltou a ser convocado para a seleção, mas desta vez como ex-atleta olímpico.
A convocação faz parte do Programa Representante Olímpico da Confederação Brasileira de Atletismo, que é uma forma de valorizar ex-atletas e compartilhar experiências. A última competição de Galdino pela seleção foi em 2006, quando conquistou a medalha de bronze na prova dos 20 mil metros do Campeonato Ibero Americano.
Mariana Campos Silva