Blumenau volta a gerar empregos após quatro meses

Apesar da crise econômica ter gerado resultado negativo no saldo de empregos por quatro meses consecutivos, de Abril a Julho, Blumenau voltou a registrar mais admissões do que demissões em Agosto.

No último mês foram criados 164 novos postos de trabalho, o que fortalece o acumulado de 599 contratações no ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego,

A Indústria de Transformação e o setor de Serviços foram os que mais contrataram, 191 e 120 respectivamente. Já a Construção Civil e o Comércio os que mais demitiram, com 92 e 60 desligamentos.

Santa Catarina também reage

Em Santa Catarina foram 3.014 vagas geradas em agosto. Na comparação com a série histórica, o desempenho em agosto foi melhor em comparação ao ano de 2015. Contudo, em relação aos anos compreendidos entre 2002 a 2014, o saldo de empregos em agosto, embora positivo, ainda é o menor.

Alunos da escola de ofícios em Palhoça, Santa Catarina (Antonio Carlos Mafalda/SECOM)
Alunos da escola de ofícios em Palhoça, Santa Catarina (Antonio Carlos Mafalda/SECOM)

Apesar da recessão econômica, a chegada do fim de ano e de festividades, como a Oktoberfest, devem movimentar a economia, segundo o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff.

“Santa Catarina foi o último estado a entrar na crise e está sendo o primeiro no Sul país a sair dela. Com a proximidade da temporada das festas, não temos dúvida que estes indicadores serão ainda mais positivos para os próximos meses”, afirma o secretário.

Crise econômica

Blumenau perdeu em 12 meses 5.315 vagas com carteira assinada (-4,07). A Indústria de Transformação demitiu 2.284 trabalhadores a mais que contratou. A Construção Civil e o Comércio também tem um salvo negativo de 1.087 e 1000 postos.

Santa Catarina perdeu 61.000 vagas em 12 meses (-3,01). O Brasil perdeu 33.953 vagas com carteira assinada em agosto (-0,30) e 1.656.144 nos últimos 12 meses (-4,07).

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome