Blumenau tem novo caso suspeito de Covid-19 e nenhum confirmado

Reunião comandada pelo prefeito Mário Hildebrandt neste sábado sobre o Covid-19 - foto de Felipe Rodrigues
Reunião comandada pelo prefeito Mário Hildebrandt neste sábado sobre o Covid-19 – foto de Felipe Rodrigues

Um novo caso suspeito de coronavírus foi reportado pela Prefeitura de Blumenau neste sábado (14). Com isso, o número total de casos em análise chega a cinco. O assunto foi tratado no paço municipal nesta manhã pelo prefeito Mário Hildebrandt.

Segundo informações da Prefeitura, a cidade permanece em nível 1 ou seja, sem casos confirmados. São cinco pacientes sob suspeita, que estão em análise laboratorial. Uma nova reunião de colegiado deve ocorrer neste domingo.

Casos suspeitos

O primeiro caso notificado pelos serviços de saúde foi no dia 2 de março, e ainda não há resultado do exame. Há um paciente que foi notificado em Penha e acompanhado no primeiro momento pela lá, mas que é residente de Blumenau.

Outros dois casos foram notificados e a coleta de material foi feita na quarta-feira (11) pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Todos os pacientes estão ou ficaram em isolamento domiciliar e o estado de saúde deles é estável. Não foram divulgadas informações sobre o quinto caso, mas o paciente está sob observação.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) e com o protocolo municipal, se confirmada a suspeita, serão tomadas medidas previstas no plano de contingência para atendimento de caso suspeito do novo coronavírus, como colocação de máscara cirúrgica no paciente para evitar a transmissão da doença, além de isolamento.

A doença

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, similar a uma gripe. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado, após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Se você tiver febre, tosse ou dificuldade de respirar, evite locais com muita gente, ligue 136 ou procure uma unidade de saúde.

Medidas de Prevenção

  • Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome