quinta-feira, 28 de março de 2024
29.1 C
Blumenau

Blumenau tem 17 dos 35 bairros infestados por dengue

O Serviço de Vigilância Epidemiológica informou que 17 dos 35 bairros de Blumenau são considerados infestados por dengue. Em comunicado divulgado ontem (16), o órgão reportou 1.608 focos do mosquito Aedes Aegypti no ano.

O número representa um aumento de 35% no número de focos até o mesmo período do ano passado, de 1.177. O município registra 269 notificações, sendo 65 confirmados, seis deles importados e 59 autóctones, contraídos em Blumenau.

Dois moradores de Blumenau com diagnóstico de dengue foram internados. O primeiro caso é de 7 de março, de uma mulher de 33 anos. No dia 9 de março foi um homem de 35 anos. Os dois estão em enfermaria com estado de saúde estável.

Os 17 bairros considerados infestados são: Água Verde, Centro, Do Salto, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupavazinha, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Salto do Norte, Tribess, Velha, Velha Central, Vila Nova e Victor Konder. O bairro Escola Agrícola concentra 50% dos locais de contaminação no município. Porém, a transmissão também está ocorrendo nos bairros Garcia, Velha Itoupava Norte, Água Verde e Vila Nova.

Agentes de combate a dengue em Blumenau - foto de Marcelo Martins
Agentes de combate a dengue em Blumenau – foto de Marcelo Martins

Em janeiro, os agentes de endemias intensificaram aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) popularmente conhecido como fumacê nos bairros em há a combinação de dois fatores – a presença do mosquito contaminado e do paciente com diagnóstico confirmado. Vestindo uniforme que garante a segurança dos profissionais, eles aplicam uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina os mosquitos adultos.

O Programa de Combate à Dengue do município conta com cerca de 60 profissionais que atuam na fiscalização e orientação dos moradores. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá com nome e matrícula do profissional contratado pela Prefeitura de Blumenau. As fotos de todos os agentes estão disponíveis no site da Prefeitura.

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

As pessoas que apresentem os sintomas da doença devem procurar atendimento nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG). A busca por atendimento em caso de suspeita permite evitar o agravamento do quadro e inclusive a evolução para o óbito.

Denúncias

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770.

Dicas e cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Elimine água parada de todos os recipientes
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
– Mantenha lixeiras tampadas
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
– Mantenha ralos cobertos com telas de malha filha para evitar que o mosquito tenha acesso ao local
– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana
– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito
– Retire a água acumulada em lajes
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas