Legumes, verduras, frutas e produtos coloniais estão semanalmente à disposição da comunidade nas Feiras Livres realizadas pelos bairros de Blumenau. A iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento Rural (DDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Prefeitura de Blumenau visa contemplar a população com produtos produzidos pela agricultura familiar blumenauense e da região. Além disso, o preço é acessível e as mercadorias livres de agrotóxicos são frescas, o que beneficia a saúde.
A procura por adquirir os itens expostos nas feiras é intensa, o que agrada os produtores. Arlindo Richert, por exemplo, tem a Feira Livre como fonte de renda familiar. Há pelo menos dois anos o simpático agricultor comercializa os seus produtos na Feira Livre da Fortaleza, localizada na rua Francisco Vahldieck, 996, no bairro Fortaleza. Toda semana Arlindo e alguns familiares deixam o município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, para oferecer os produtos aos blumenauenses.
Segundo ele, nas terças e sextas-feiras o caminhão carregado de mercadorias de boa qualidade chega à região Norte de Blumenau por volta das 5h30. “Chegamos cedo para organizar tudo. Tem dias que a correria é grande”, afirma. Arlindo não é o único a trafegar pelas rodovias do Estado visando comercializar seus produtos em Blumenau. Quem visita a Feira Livre da Fortaleza também se depara com produtores de Pomerode. Estes, por sua vez, oferecem produtos como pães, geleias, defumados, entre outros. Tudo com preço baixo.
Valores que cativam, conforme explica a moradora do bairro Fortaleza, Almeri Cascaes. “É muito bom comprar verduras e frutas nestes atraentes locais. Não é caro e os produtos são saudáveis”, disse. Pelo menos uma vez ao mês, Meri, como é conhecida, visita a feira que funciona entre 10h e 19h. No tradicional local ela troca informações sobre os alimentos e interage com os demais compradores.
Feiras Livres à vista
Em breve, para beneficiar outras comunidades da cidade a Prefeitura de Blumenau vai abrir novos locais de comercialização de produtos produzidos pela agricultura familiar. Atualmente o município contém 13 Feiras Livres, sendo que a última inaugurada localiza-se no bairro Itoupavazinha, na sede da Associação de Moradores e Amigos da Itoupavazinha (Amabi), na rua Mina Nova, 78. “Efetuamos o contato com as associações de moradores, feirantes e agricultores que se propõem a comercializar”, afirma o responsável pelas Feiras Livres de Blumenau, Jair Rubens Trierweiler.
Confira o horário de atendimento das Feiras Livres do município:
[twocol_one]
Feira Livre da Fortaleza
Rua Francisco Vahldieck
Horário
Terças e Sextas-feiras, das 10h às 19h
Feira Livre da Ponta Aguda
Anel Viário
Horário:
Terças-feiras das 10h às 19h
Sábados das 5h30 às 11h
Feira Livre da Ponta Aguda
Rua Paraguai
Horário:
Segundas e Quintas-feiras, das 10h às 20h
Feira Livre do Testo Salto
Defronte ao Clube de Caça e Tiro
Horário:
Sábado das 5h às 11h
Feira Livre da Escola Agrícola
Rua Benjamin Constant
Horário:
Quartas-feiras das 9h às 19h
Sextas-feiras das 10h às 20h
Feira Livre da Itoupava Seca
Rua Xavantina
Horário:
Quartas e Sextas-feiras, das 10h às 19h
[/twocol_one] [twocol_one_last]
Feira Livre da Itoupava Norte
Rua 1° de Janeiro.
Horário:
Quartas-feiras das 10h às 19h
Sextas-feiras das 7h às 11h
Feira Livre da Itoupavazinha
Ao lado do ESF Dr. Armando Odebrecht
Horário:
Quartas-feiras das 7h às 14h
Feira Livre da Itoupavazinha
Rua Philipp Bauler
Horário:
Sábados das 5h às 11h
Feira Livre da Itoupava Central
AG Guilherme Jensen
Horário:
Quintas-feiras das 7h às 14h
Feira Livre do Garcia
Rua da Glória
Horário:
Sábados das 7h às 12h
Feira Livre da Velha
Rua Gustavo Budag
Horário:
Terças-feiras das 10h às 19h
[/twocol_one_last]