Blumenau registra primeiro caso de sarampo dos últimos 16 anos

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Blumenau recebeu ontem (28) no final da tarde a confirmação do primeiro caso de sarampo do município do ano. A investigação e o acompanhamento já vinham sendo realizados, como o bloqueio vacinal de pessoas próximas.

A paciente é uma mulher de 26 anos, moradora de Blumenau, que apresentou sintomas da doença após participar de um evento musical em uma cidade da região. Como a investigação aponta que o sarampo tenha sido contraído em outra cidade, esse é considerado um caso importado. O último registrado em Blumenau foi no ano de 2003. A paciente passa bem e não houve necessidade de internação hospitalar.

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite inicia na segunda-feira - foto de Marcelo Martins
Campanha de vacinação contra sarampo – foto de Marcelo Martins

Campanha na reta final

Neste sábado (30) será realizado o dia D de vacinação contra o sarampo, o último dia da segunda etapa da campanha nacional. Neste dia, todas as 47 unidades de saúde que possuem sala de vacina estarão atendendo, das 8h às 17h.

Pessoas da faixa etária alvo da campanha, que são os jovens de 20 a 29 anos, que não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteira de vacinação para confirmar a imunização, podem procurar uma sala de vacina. A vacinação estará disponível também para outros públicos.  Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome