Blumenau registra menor ritmo de contágio da pandemia de Covid-19

A Prefeitura de Blumenau informou nesta quinta-feira (17) que o município possui a menor taxa de transmissão da Covid-19, desde o início da pandemia, em março. O indicador de transmissão, Rt, de 14 de setembro está em 1,05.

A taxa de transmissão é utilizada para indicar como a pandemia está evoluindo no município e indica quantas pessoas podem ser contaminadas por indivíduo. O pico da pandemia foi na última semana de julho, com Rt de 1,66 por pessoa.

Em Santa Catarina, dados públicos do Coronacidades, do Instituto de Estudos de Políticas de Saúde (IEPS) estima que a taxa mais alta foi de 3, registrada na segunda quinzena de março. O dado atualizado aponta o valor médio do Rt está em 1,39 no estado, com dado gerado em 6 de setembro.

Segundo o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, os números mostram que a grande maioria dos blumenauenses entendeu a importância das restrições.

“A diminuição da taxa de transmissão se deve a vários fatores como as medidas restritivas impostas pela prefeitura, a instalação dos Fast Tracks descentralizando os atendimentos nos Ambulatórios Gerais, a consciência de grande parte da população e o aumento da testagem dos pacientes”, salienta.

Prefeitura de Blumenau - foto de Filipe Rosenbrock
Prefeitura de Blumenau – foto de Filipe Rosenbrock

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome