quinta-feira, 25 de abril de 2024
19.3 C
Blumenau

Blumenau registra dois casos de dengue adquiridos no município

Blumenau registrou os dois primeiros casos de dengue de 2019 adquiridos no município, sendo as vítimas um homem de 33 anos e uma mulher de 50 anos, ambos residentes no bairro Victor Konder. Eles receberam tratamento desde maio e já não apresentam sintomas, mas o resultado do teste foi divulgado pelo Fiocruz agora.

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde registrou 29 casos confirmados da doença no município, sendo os 2 autóctones, ou seja, adquiridos em Blumenau, e outros 27 casos importados, sendo 10 deles adquiridos em outros estados. As informações foram repassadas a imprensa nesta segunda-feira (12).

A coordenadora do Programa, Eleandra Casani, reforça a importância dos cuidados que cada pessoa pode ter para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em suas residências e no seu entorno. “É importante que a população nos ajude eliminando possíveis reservatórios de água, onde o mosquito possa depositar o ovo, já que este fica ativo no ambiente por até 1 ano e 2 meses, podendo virar larva. Desde pneus a tampinhas plásticas e cascas de ovo, pedimos que fiquem atentos e em caso de dúvida façam contato por meio da Ouvidoria da Saúde, no 156.” 

Prefeito Mário Hildebrandt durante reunião sobre o tema hoje - foto de Marcelo Martins
Prefeito Mário Hildebrandt durante reunião sobre o tema hoje – foto de Marcelo Martins

Diante da confirmação destes dois casos, o prefeito Mário Hildebrandt definiu estratégias no combate aos focos do mosquito Aedes, que incluem a ampliação das ações educativas de prevenção, – tanto da dengue, quanto da febre amarela e sarampo – em conjunto entre as equipes da Semus e da Secretaria de Educação e a intensificação da fiscalização, com apoio das equipes da Defesa Civil Municipal.

O objetivo é garantir que os agentes visitem todas as escolas e centros de educação infantil, orientando os estudantes e distribuindo material educativo.

Já a Defesa Civil acompanhará os agentes nas visitas aos prédios da Região Central, no entorno do local onde os dois primeiros casos autóctones deste ano foram registrados. Além disso, a ação de fiscalização contará com o apoio de um drone, adquirido pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente. Dois servidores da Semus serão treinados a partir dos próximos dias para operar o equipamento.

Blumenau registra atualmente 202 focos, que são constantemente monitorados pela equipe de agentes de endemia da Semus. Também faz parte do trabalho de prevenção e combate o acompanhamento constante das 1.652 armadilhas e dos 358 pontos estratégicos, que são locais mais propícios ao aparecimento do mosquito, como cemitérios, transportadoras, comércios de ferro velho e borracharias.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas