sexta-feira, 13 de setembro de 2024
22 C
Blumenau

Blumenau recebe mostra de Cinema Alemão em fevereiro


O filme ‘4 dias em maio’, com direção de Achim von Borries, narra os quatro últimos dias da Segunda Guerra Mundial (Foto: Divulgação)

Blumenau e outras 20 cidades de Santa Catarina recebem a mostra Encontro com o Cinema Alemão. Com dez filmes selecionados, a mostra é uma realização do Sesc em parceria com o Goethe Institut. A entrada para a mostra é gratuita e acontece entre os dias 20 e 27 de fevereiro. Em Blumenau, os filmes serão exibidos no Auditório do Bloco J da Furb.

A mostra Encontro com o Cinema Alemão traz um fragmento da safra de filmes produzidos no final do século XX e início do século XXI no país. A programação especial é um desdobramento do ano da Alemanha no Brasil.

Os filmes configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental e com dois temas de grande impacto na história do país: a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país.

Obras influentes dos últimos quinze anos estão em cartaz, como ‘Adeus Lenin!’, de 2003, do diretor Wolfgang Becker, que tem como temática a queda do muro de Berlim.

Também de Wolfgang Becker, o filme ‘A vida é um canteiro de obras’, de 1997, está em cartaz na mostra. Este exibe uma sociedade movimentada pelo rock’n roll e manifestações de rua.

‘Berlin is in Germany’, de 2001, é uma obra do cineasta Hannes Stöhr e conta a história de um homem que vivia na Alemanha Oriental, mas ao sair da prisão fica diante de uma Berlim unificada.

Mais humorístico, o filme ‘Sonnenallee’, de 1999, mostra a vida dos jovens da Berlim Oriental e nas zonas fronteiriças. O filme é do diretor Leander Haußmann e retrata 1973.

‘4 dias em maio’, de Achim von Borries, narra os últimos quatro dias da Segunda Guerra Mundial. Lançado em 2011, é um filme sobre perdão, respeito, preconceito, superação, amizade e amor.

Os demais filmes abordam questões mais contemporâneas. Os filmes são: ‘Yella’, de Christian Petzold; ‘Todos os outros’, de Maren Ade; ‘O que permanece’, de Hans-Christian Schmid; e ‘Bem-vindo à Alemanha’, da cineasta Yasemin Samdereli.

A mostra proporciona conhecer, por intermédio da ficção, aspectos da vida cotidiana alemão. Também favorece o estudo e a discussão sobre as questões específicas da arte do cinema e, ao mesmo tempo, conhecer novos aspectos, novos olhares, sobre as questões do homem e da sociedade.

+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas