Blumenau continua com 15 casos de coronavírus e investiga internados

Vista aérea da Prefeitura de Blumenau - foto de Michele Lamin
Vista aérea da Prefeitura de Blumenau – foto de Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau informou neste sábado (28) que o total de casos confirmados de coronavírus Covid-19 no município se manteve em 15. Outros 13 pacientes estão internados sob suspeita da doença e aguardam o resultado dos exames.

Dos casos suspeitos internados, dois pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo um em entubação. Tanto os pacientes com testes positivos quanto os casos suspeitos receberam informações e orientações de isolamento.

Recursos e equipamentos não chegam

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, afirmou que a cidade ainda não recebeu recursos ou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) das outras esferas de governo. Apesar dos anúncios federais de verbas para estados e municípios, que já totalizaram um bilhão de reais, o dinheiro não chegou ao caixa da Prefeitura.

Leia também: ambulatório para suspeitas é transferido para a Vila Germânica

Hildebrandt questionou o Estado, mas acredita que “não haverá recursos do Governo do Estado, se houver será do Governo Federal”. Sobre os EPIs, o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck afirmou que não há “nem perspectiva”.

Apesar disto, o município conseguiu adquirir suprimentos para suas unidades e repassará, se necessário, aos hospitais da rede pública.

Fundo de combate ao Coronavírus

A Prefeitura criou o Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia Decorrente do Coronavírus (Covid-19). O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt nesta quarta-feira.

O fundo terá um aporte inicial da Prefeitura de Blumenau no valor de R$ 1,5 milhão. O texto da lei regulamenta a aplicação dos recursos e prevê a possibilidade de doações de pessoas físicas ou instituições privadas, nacionais e internacionais.

As contribuições, de qualquer quantia, podem ser feitas na Conta 29178-1, Agência 0095-7, Banco do Brasil, para FUND ENFRENT COVID19.

A fiscalização na aplicação dos recursos financeiros será realizada pelo Observatório Social e pela Controladoria-Geral do Município (CGM).

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome