Blumenau atinge meta de vacinação contra H1N1

Vacina (Osnei Restio/ Prefeitura de Nova Odessa)

Após 22 dias de Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, as equipes da Secretaria de Saúde de Blumenau (Semus) imunizaram 91.634 pessoas contra a gripe A, nas 46 salas de vacina do município, atingindo 100% da meta do Ministério da Saúde (MS).

O único grupo prioritário que não atingiu os 80% estabelecidos pelo MS foi o das gestantes, que ficou em 77,17%, o que, de acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, corresponde a cerca de 50 mulheres para chegar ao estipulado.

“Mas queremos proteger todas as gestantes, principalmente porque elas são mais vulneráveis a gripe e seus efeitos. Por isso, ainda teremos doses disponíveis nos AGs e elas podem procurar a vacina.”, informou Ivonete.

Os demais grupos prioritários ultrapassaram a meta. As crianças entre seis meses e menores de quatro anos tiveram 87,83% do público imunizado. As pessoas com mais de 60 anos foram 109,17% imunizados. No grupo dos trabalhadores da saúde, a campanha alcançou 86,78% e 88,05% das puérperas foram vacinadas. No total, excluído o grupo com comorbidades, foram vacinadas mais de 60 mil pessoas. As doses feitas em salas particulares somaram mais de 52 mil aplicações.

Os doentes crônicos, grupo recomendando para a vacinação mas que não compõe a meta do Ministério, representaram mais de 30 mil imunizados pela Semus. Pessoas que tiverem doenças crônicas diagnosticadas após o dia 20 de maio (término da campanha) precisam dar entrada em documentação específica, denominada CRIE, para ter direito à vacina.

Quem ainda pode vacinar

As doses restantes que não foram aplicadas estão disponíveis nos ambulatórios gerais e nas unidades de saúde que possuem salas de vacina. Podem vacinar ainda as gestantes restantes e também as crianças entre seis meses e menores de quatro anos, que poderão receber a segunda dose complementar, garantindo assim proteção total contra o vírus. A aplicação da vacina do H1N1 em qualquer outro grupo precisa de indicação e autorização do Ministério da Saúde.

Atualmente Blumenau contabiliza 51 casos positivos de gripe A, sendo que um dos pacientes está internado em UTI. Outras 28 pessoas aguardam resultado do exame. O município já registrou seis óbitos em decorrência da gripe A.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome