Blumenau antecipa vacinação contra a gripe A

h1n1-alcool
Esfregar as mãos com álcool gel é uma das dicas para prevenir o contágio por H1N1

A campanha de vacinação contra a Gripe A foi antecipada novamente em Blumenau e começa amanhã (23) nos ambulatórios gerais de Blumenau, das 8h às 17h. A campanha nacional de imunização, que estava agendada para iniciar em 30 de abril e que no Estado foi antecipada para o dia 25 do mesmo mês, irá começar em Blumenau neste sábado, dia 23 de abril.

A Prefeitura de Blumenau entendeu como uma ação necessária, principalmente após uma semana em que o município registrou a quinta morte em decorrência da doença, a antecipação da campanha. A cidade recebeu 49 mil doses da vacina da Influenza A, o que representa 45% das 107 mil doses necessárias para proteger os grupos prioritários.

Quem será vacinado

Receberão a vacina gratuitamente nas unidades de saúde crianças de seis meses e com menos de cinco anos, que representam quase 20 mil doses. As gestantes e puérperas, que são mulheres que deram à luz há poucos dias, representam cerca de sete mil pessoas e fazem parte do grupo prioritário.

[irp posts=”20508″ name=”Medidas simples ajudam a se prevenir do Influenza A”]

Idosos representam pouco mais de 33 mil pessoas que devem tomar a vacina, juntamente com pessoas com comorbidade, ou seja, que possuem uma ou mais doenças crônicas, e somam 47 mil pessoas mapeadas em Blumenau. Fazem parte ainda do grupo prioritário trabalhadores da saúde e a população carcerária.

Aonde será realizada

Durante a semana estarão realizando a vacina as unidades de saúde que possuem sala de vacina no município e os ambulatórios gerais, nos seus horários rotineiros de funcionamento. A orientação da Secretaria de Saúde é de que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem sua unidade de saúde de referência.

As salas de vacina dos AGs estarão abertas das 7h às 21h, apenas para a vacinação da influenza A. No último sábado de abril (30) quando está previsto para ocorrer o dia D Nacional da Campanha, as unidades de saúde também estarão funcionando.

32 casos confirmados

Blumenau é a cidade do Estado com maior número de casos, contabilizando 32 confirmados com H1N1 e com cinco mortes confirmadas. Aguardam o resultado dos exames outros 38 pacientes, sendo que sete deles estão internados em UTI.

Santa Catarina, de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica estadual de 19 de abril, possui 104 casos positivos de H1N1.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome