Início Últimas notícias Biblioteca Dr. Fritz Müller comemora 70 anos

Biblioteca Dr. Fritz Müller comemora 70 anos

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller comemora 70 anos neste sábado (30) na expectativa de concluir a revitalização da sede. Com um acervo superior a 64 mil volumes, seu nome é em homenagem ao famoso naturalista alemão.

A história teve início em 1940 quando, em uma sala da prefeitura, montou-se uma pequena biblioteca com um acervo de 2 mil exemplares. Através da Lei Número 354, de 30 de julho de 1952, que surgiu efetivamente a biblioteca pública.

Foi após a doação do terreno de Dona Edith Gaertner à Casa Dr. Blumenau, em 1963, que ganhou novas instalações. Nos anos 1980 o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras, quando dois fatos colocaram à prova a sua existência: com as duas grandes enchentes (1983 e 1984), a biblioteca perdeu quase 75% do acervo.

Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. O espaço está recebendo obras para segurança e acessibilidade com investimento de R$ 439 mil.

Biblioteca Dr. Fritz Müller

Acervo

A atualmente, o espaço conta com mais de 64 mil volumes. Nela encontram-se os mais variados títulos, desde romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história, etc. A Biblioteca Ambulante, outra atração de incentivo à leitura disponibilizada, completou 45 anos neste mês.

Além do empréstimo domiciliar, a biblioteca desenvolve ações de incentivo à leitura e promoção da literatura, como a Hora da Leitura, palestras, exposições temáticas, visitas orientadas, auxílio em pesquisas, semanas e saraus literários.

Completa a estrutura a Sociedade Amigos da Biblioteca Dr. Fritz Müller (SAB), que é uma organização social de interesse público, formada por empresas e pessoas físicas que, voluntariamente, se preocupam em observar, analisar e buscar recursos adequados para prover equipamentos, materiais e serviços prestados.

Dr. Fritz Müller

Dr. Fritz Müller nasceu em 1822 na cidade de Windischolzhausen, e falecido em Blumenau, em 1897 após amplo trabalho científico. Foi um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies.

- publicidade -
Sair da versão mobile