sexta-feira, 29 de março de 2024
22.5 C
Blumenau

Barragem Norte: Vale do Itajaí refém da incompetência

Barragem Norte, em José Boiteux (Otávio Júnior/Defesa Civil)

Um milhão e meio de pessoas foram feitas reféns da incompetência de autoridades estaduais e federais durante a enchente desta semana. A principal barragem do Vale, de José Boiteux, deixou passar por suas comportas toda a água do Rio Itajaí do Norte. Ela teria capacidade de armazenar 328 milhões m3 de água, mais de três vezes a capacidade das barragens de Taió ou Ituporanga.

Pelas palavras do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a barragem norte não teria efeito a menos que o Rio Itajaí-Açu ultrapassasse os 9 metros em Blumenau, quando chegou a 8.71. A incompetência colocou vidas em risco, salvas, talvez, por um ou dois dias a menos de chuva.

Os indígenas que impedem o acesso da Defesa Civil a barragem não podem ser responsabilizados por anos de promessas não cumpridas. Espanta que as pautas de uma comunidade minuscula possam ser tão difíceis de solucionar ao custo da segurança das milhares de pessoas.

Essa é mais uma prova da incompetência política que não se restringe a um partido ou convicções políticas. Onde estão nossos deputados federais, estaduais e o Governador? Será que os municípios não conseguem se articular para pressionar os responsáveis pela solução dos impasses?

Senhores, os catarinenses pedem soluções, e não explicações.

Colabore com o Farol

Felipe Gabriel Schultze
Felipe Gabriel Schultze
Formado em Direito, escreveu os livros 'Federalismo Brasileiro' e 'Sede de Liberdade'. Escreve sobre reflexos do cotidiano.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas