domingo, 25 de setembro de 2022
18.8 C
Blumenau

Barragem de Ituporanga verte e deixa Rio do Sul em emergência

Ruas já estão alagadas em Rio do Sul (Anderson do Valle)

O Rio Itajaí do Sul, que também forma o Rio Itajaí-Açu, teve uma grande elevação e inundou parte das cidades de Ituporanga e também Rio do Sul, esta que já vinha sendo muito prejudicada por alagamentos. O nível ás 9h da manhã desta segunda-feira (05) era de 9.83 metros, sendo que ontem ás 19h marcava 6.73m.

A cidade já registrava mais de 500 pessoas desabrigadas até este final de semana, mas a situação deve se agravar. A Defesa Civil do município já elevou a cota de enchente para 11 metros e a de atenção para 12m.

A barragem Ituporanga está vertendo 1,15m e opera com todas as comportas fechadas. Já a barragem de Taió está com todas as comportas fechadas com 17.43 metros, seis abaixo da capacidade.

Blumenau e região

O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau era de 6.52 às 9h. Desde às 21h de ontem, ele já subiu 2.46 e tem subido mais de 30 centímetros em média nas últimas quatro horas. Uma estimativa de elevação deve ser divulgada em breve.

Todas as cidades banhadas pelo Rio Itajaí-Açu estão com as equipes mobilizadas pela alta possibilidade de enchente. Em Indaial, por exemplo, as equipes já começaram a retirar as famílias de áreas mais baixas.

Colabore com o Farol

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas