quinta-feira, 30 de maio de 2024
10.6 C
Blumenau

Banco de leite beneficiou 1,1 mil bebês prematuros em 2022

O Banco de Leite Humano de Blumenau beneficiou cerca de 1,1 mil bebês prematuros em 2022. O espaço contou com a contribuição de cerca de 600 mulheres, que doaram, em 2022, mais de 2,2 mil litros de leite materno.

A unidade é considerada referência no Médio Vale do Itajaí, mas sofre com instabilidade no número de doadoras de acordo com a coordenadora, Cristiana Menezes.

“Como a duração das doações pode variar, ocorrendo por dias, semanas ou até meses, nós estamos sempre precisando de mais doadoras comprometidas em colaborar com a recuperação dos bebês hospitalizados”, afirma Cristiana.

Quero ser doadora

Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Blumenau de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para quem preferir o atendimento pelo Whatsapp (47) 3381-7570.

Após o cadastro, a equipe do Banco de Leite agenda uma visita na casa da doadora para passar as instruções sobre o processo de extração e conservação do leite.

Semanalmente, a equipe do BLH visita as doadoras, recolhe o leite doado e leva o material necessário para a doação, como frascos esterilizados, touca e máscara, e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e o armazenamento do líquido.

Atualmente, em média, 100 doadoras recebem, mensalmente, a visita da equipe do Banco de Leite para a coleta.

“O leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo, dos bebês prematuros. Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo bebê), mais é produzido”, comenta Cristiana.

Banco de Leite Humano de Blumenau - foto de Marcelo Martins
Banco de Leite Humano de Blumenau – foto de Marcelo Martins

Critérios para doação

O Ministério da Saúde preconiza que a mãe e o bebê devem ser saudáveis e não terem problemas com a amamentação. Apresentar excesso de leite e estar disposta a extrair e doar o excedente, também são critérios avaliados pelo MS.

A candidata a doadora não pode ser fumante e usuária de álcool ou drogas ilícitas, ou, ainda, medicamentos incompatíveis com a amamentação; e deve apresentar os exames pré e pós-natal, compatíveis com a doação de leite humano.

O BLH fica localizado na sala 12 do Centro de Saúde Rosania Pereira Machado, na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas