Até onde vai a boa fé do brasileiro?

Pirâmide de Quéfren, no Egito, pode ser inspiração para brasileiros (Francisco Anzola)
Pirâmide de Quéfren, no Egito, pode ser inspiração para brasileiros (Francisco Anzola)

O brasileiro as vezes paga pela sua falta de conhecimento, mas querer se dar bem a qualquer custo também já é tradição. Não é raro ouvir conversas do típico tupiniquim que comprou o guarda de trânsito, furou a fila ou saiu sem pagar do restaurante.

Marketing Multi Nível

Mas, de um tempo para cá, surgiu um novo jeito de se dar bem as custas do trabalho alheio, o Marketing Multi Nível. Apesar de existir empresas sérias, surgiu uma gama de empresas bem elaboradas que não passam de pirâmides financeiras disfarçadas.

Esses sistemas iludem as pessoas com ofertas mentirosas, se aproveitando da ganância para depois sumir com o dinheiro. Suspeitas bloquearam a gigante TelexFree. A MutiClick, de Balneário Camboriú, está a meses sem pagar os afiliados.

Apesar das consecutivas desculpas, fica claro a insustentabilidade dos negócios. “Eu depositei tempo e dinheiro na empresa para depois ficar com as mãos abanando”, afirmou um jovem afiliado da Multiclick que não quis se identificar.

Brasil: um vasto campo para golpistas

A corrupção na política brasileira é grave e evidente. Esquemas de corrupção e de propinas são descobertos periodicamente. A sociedade também tem parcela de culpa: o índice de sonegação de impostos chega a R$ 300 bilhões por ano, duas vezes mais o orçamento da saúde.

O país é um vasto campo a ser explorado pelos golpistas, pois o brasileiro tem o costume de não se informar, virando um alvo fácil. Muitas pessoas também entram nesses esquemas acreditando na boa fé dos lideres e dos donos.

Temos que aprender que não existe um modo mais fácil, dinheiro não cai do céu. Desconfie de ofertas milagrosas! Desconfie de ofertas milagrosas.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome