Os moradores dos bairros Encano Baixo e Do Sol, em Indaial, constantemente reclamavam nas redes sociais e meios de imprensa sobre a poluição no Rio Itajaí-açu causada supostamente por empresas localizadas naquela região da cidade.
Motivados para evitar a situação desagradável, um grupo no Facebook chamado “Respira Indaial”, com mais de 900 membros, encaminhou uma denúncia a Câmara de Vereadores de Indaial. O parlamentar Osvaldo Metzner, conhecido como Santo Antônio, teve em reunião uma resposta da gerente regional da Fatma, Rosemari Bona.
“Ela determinou que fosse feita a visita dos fiscais as empresas. Na visita a empresa Benvetex foram identificadas irregularidades. Essa empresa tem 30 dias para se adequar, caso contrario serão enquadrados como crime ambiental previstos em Lei Federal” afirmou o parlamentar.
Segundo o relatório divulgado pelo vereador, a Estação de Tratamento de Efluentes da Empresa Benvetex é aparentemente deficitária, pois ocorria presença de cheiro advindo da mesma. Desta forma, a estação estaria devolvendo os efluentes sem o devido tratamento para o Rio.
Muitas pessoas parabenizaram a atitude tomada pelo Poder Público após publicação resultado. “Se todas as empresas estivessem dentro do que a Fatma exige, com certeza nosso meio ambiente estaria muito melhor”, disse Debora Honorio.