ANP cobra distribuidoras sobre repasse de cortes da gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pediu nesta terça-feira (27) que as distribuidoras de combustíveis esclareçam por que a redução do preço da gasolina nas refinarias não tem chegado para o consumidor.

Somente neste mês, a gasolina já acumula queda de 19,42% nas refinarias, porém a redução medida pela ANP foi de cerca de 3%. As distribuidoras terão um prazo de 15 dias para responder ao questionamento.

De acordo com a ANP, o pedido de informação “atende a atribuição legal da Agência de zelar pela proteção do consumidor quanto a preços, qualidade e oferta de produtos”. Também acrescentou que “foi observada a redução significativa de preços da gasolina pela Petrobras, sem que essa decisão tenha chegado ao consumidor”.

Em Blumenau o Procon não encontrou abuso nos preços após fiscalização realizada há duas semanas, quando o coordenador André Moura Cunha afirmou que “como os postos de combustíveis não podem comprar diretamente da refinaria […] os preços de revendas estão ligados diretamente as distribuidoras, ou seja, se elas reduzirem, os postos , consequentemente repassam a redução”, afirmou.

ANP cobra explicações de distribuidoras de combustíveis (Adenilson Nunes)
ANP cobra explicações de distribuidoras de combustíveis (Adenilson Nunes)

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome